Como ser feliz no relacionamento? Dicas de Especialistas

9.06.2016 | Buffet para Casamento

Todo relacionamento passa por altos e baixos, mas existem alguns segredos que podem ajudar a ter um relacionamento mais feliz. Você sabe quais são?

O Dia dos Namorados se aproxima e todo casal apaixonado já está se planejando para uma noite especial. Mas você sabe quais são os segredos para ter um relacionamento saudável e feliz? Para ajudar, trouxemos dicas de especialistas e um depoimento super especial de um casal que está junto há 45 anos!

%name Como ser feliz no relacionamento? Dicas de Especialistas

O que mais prezamos nos eventos que realizamos é o sorriso no olhar, o encantamento. Com tantos anos de estrada, já vimos inúmeras famílias se formarem por meio do casamento, esse momento tão especial e único na vida de um casal que se ama. Mas a verdade é que estar em um relacionamento é viver bons e maus momentos, e são nesses altos e baixos que o amor se renova e se fortalece.

Por isso, resolvemos inovar nessa Semana dos Namorados e trazer algumas dicas e sugestões de quem entende do assunto. Conversamos com psicólogos e psiquiatras especializados em família e relacionamentos, além de um casal super querido, casados há nada menos que 45 anos! Vamos começar?

%name Como ser feliz no relacionamento? Dicas de Especialistas

Ame a si mesmo: esse é o primeiro passo para você ser feliz em qualquer relacionamento. Segundo a psicóloga Maria Helena Maia, “isso tem a ver com seu autoconhecimento, aceitação pessoal e bloqueio de tudo aquilo que o faz resistir ao amor”, portanto, quando você se ama e se aceita, fica muito mais fácil estar aberto para amar o outro.

Perdão, diálogo e nada de críticas: Maria Helena ainda ressalta a importância do perdão, afinal “somos seres em construção e a todo tempo estamos aprendendo”. Não pense em desistir da sua relação na primeira crise, converse, fale sobre suas frustrações e ouça o outro, seja um instrumento de crescimento para ambos. O segredo de uma relação saudável é o diálogo. Também é importante não criticar e não julgar, entenda que seu parceiro precisa de acolhimento, respeito e tolerância.

Sem comparações e menos expectativa: Cris Borges, psicóloga especialista em Medicina Sexual, destaca como é importante não comparar seu relacionamento atual com os anteriores. Cada relação é única, com suas singularidades, prós e contras. Não espere tanto do outro, não crie expectativas demais. Isso evita que você se frustre e permite viver experiências reais. Outro ponto importante abordado por Cris Borges é ser honesto consigo mesmo e fiel aos seus sentimentos, só assim é possível ser feliz na relação e, consequentemente, fazer seu parceiro feliz.

O combinado não sai caro: cada relação tem suas regras. Converse sobre elas, dialogue, entre em consenso com seu parceiro e sempre que for preciso, renegocie essas regras para que o relacionamento não se torne um fardo. Dica super válida de Cris Borges!

Respeito e Compreensão: segundo o psiquiatra Dr. Carlos Eduardo Rios Pereira, esse é o principal alicerce de todo casal. Coloque-se no lugar do outro e descubra a melhor maneira de contornar suas diferenças e continuar seguindo o mesmo caminho.

O amor é mútuo e não há completude: amor é uma via de mão dupla, necessita ter mutualidade e entrega das duas partes. Para Dr. Rios, a felicidade é responsabilidade pessoal e intransferível, mas o amor é mútuo. Não basta que apenas um ame. Ao mesmo tempo, ninguém deve namorar ou casar para ser completo, pois uma das maiores angústias do ser humano é justamente essa falta de completude. Sempre estamos buscando o crescimento, o autoconhecimento e a evolução para preencher esse vazio, portanto, não deposite no outro a responsabilidade de te completar, porque isso nunca será possível.

A felicidade está nas coisas simples: estar feliz ao caminhar de mãos dadas, ao dividir todas as noites a mesma cama, ao dizer “eu te amo”, mesmo que a resposta seja um singelo “eu também”. Esse é o segredo do amor entre Tia Cida e Seu Azauri, pais de um dos nossos consultores, que recentemente completaram Bodas de Rubi (45 anos de casados). Eles ainda dizem que o casamento jamais deve ser encarado como sacrifício ou renúncia, e que nunca devemos esconder do outro a nossa tristeza, porque com o passar dos anos, o outro se torna nós mesmos. Não são lindos?

Dica Bônus:

%name Como ser feliz no relacionamento? Dicas de Especialistas

Dr. Rios indicou um livro muito interessante para quem busca tornar seu relacionamento mais saudável. É a obra “A Equação do Casamento”, do psicanalista e terapeuta de casais Luiz Hanns. No livro, o autor apresenta algumas soluções para problemas comuns enfrentados pelos casais contemporâneos. A proposta é induzir a reflexão e as mudanças que podem ser feitas para alcançar o equilíbrio na relação.

Com essas dicas em mente, fica mais fácil refletir sobre algumas atitudes que tomamos ao nos relacionar e ponderar na hora de tomar as melhores decisões para que nossos relacionamentos se tornem cada vez mais saudáveis e felizes.

Feliz Dia dos Namorados e curta muito com seu amor!

2 Comentários

2 Comentários

  1. Vanda Marcondes disse:

    Matéria excelente sobre assunto importante sobre o qual todos os casais deveriam refletir. Viver junto é um aprendizado constante e excelente meio de desenvolver em nós a capacidade de doação. Parabéns ao Expresso Gourmet e aos entrevistados.

    • expressogourmet disse:

      Vanda, que bom que você gostou da matéria, obrigada pelo carinho!
      Essa reflexão é sempre válida, ajuda a ponderar o que pode e o que não pode mudar para melhorar nossas relações. Afinal, o objetivo é sempre ser feliz!

      Beijo grande!!!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Quer um buffet especial? Faça um orçamento agora!


Temos o maior prazer em lhe atender e fazer sua festa acontecer! Coloque aqui as informações sobre o seu evento e retornaremos em breve.