Sabores que Contam Histórias: Queijo

17.10.2016 | Dicas Gastronômicas

Expresso Gourmet também é cultura! E por isso hoje começamos a série “Sabores que Contam Histórias” com ele, o protagonista de inúmeras receitas: o queijo! Essa delícia que todos amam é um dos alimentos mais antigos já registrados pela história da humanidade. Vamos lá?

sabores que contam historias com expresso gourmet queijo Sabores que Contam Histórias: Queijo

A origem do queijo é incerta, mas há uma lenda dizendo que ele surgiu no Egito, há cerca de 12 mil anos, durante a domesticação de cabras e ovelhas. A lenda conta que um nômade atravessava o deserto com um cantil feito de estômago de camelo, contendo leite. Para matar a sede, depois de muitas horas cavalgando, o nômade bebeu de seu cantil e percebeu que o leite havia se separado entre um soro aquoso e pedaços sólidos. Assim nasceu o queijo, da combinação entre o sol do deserto, uma enzima coagulante do cantil e os movimentos do galope.

A quantidade de sal e a temperatura das regiões também foram moldando as características dos queijos ao longo da História. Em regiões de climas mais quentes, como no Oriente Médio, era necessária uma quantidade maior de sal para conservá-los. Enquanto na Europa não precisava de tanto sal, por ser bem mais frio. Por conta da menor quantidade de sal e acidez, o queijo tornava-se um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias benéficos, surgindo assim os diferentes tipos de queijo que temos hoje.

sabores que contam historias com expresso gourmet queijos variados Sabores que Contam Histórias: Queijo

De lá pra cá, muita coisa mudou… Os produtores foram adaptando os queijos de acordo com a cultura e costumes de cada região, descobrindo novas formas de fabricação, incorporando novos sabores e utilizando novas matérias-primas. Mas o que não muda é o nosso amor por esse ingrediente tão fundamental na gastronomia!

E para te presentear, olha só a receita deliciosa que selecionamos….

Bruschetta Caprese com Gorgonzola

Ingredientes:
– 400g de Mussarela de Búfala
– 150g de Gorgonzola esfarelado
– 300g de Tomate picado sem semente
– 04 colheres de sopa de Azeite
– 04 dentes de Alho com casca
– Folhas de Manjericão picadas
– Pão do tipo Italiano fatiado
– Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo:
1. Em um recipiente, misture o tomate, as folhas de manjericão e uma colher de azeite. Reserve.
2. Pegue as fatias de pão e coloque no forno na temperatura de 110ºC por 15 minutos. Retire os pães do forno, tire a casca de um lado do dente de alho e esfregue nas fatias de pão com vigor.
3. Corte as mussarelas de búfala ao meio e reserve.

Montagem:
Em uma assadeira, monte as bruschettas na seguinte ordem: fatias de pão, misturinha de tomate, fatias de mussarela de búfala e gorgonzola esfarelado por cima. Regue com o restante do azeite. Coloque no forno em temperatura de 140ºC por 20 minutos. Bom apetite!

 

0 Comentarios

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Quer um buffet especial? Faça um orçamento agora!


Temos o maior prazer em lhe atender e fazer sua festa acontecer! Coloque aqui as informações sobre o seu evento e retornaremos em breve.